
A América Latina vem se consolidando como uma das regiões mais promissoras para marcas que buscam expansão internacional. Segundo a Grand View Research, o mercado latino de tratamentos estéticos não invasivos rendeu cerca de US$ 7,6 milhões, em 2023, e prevê um crescimento anual aproximado de 16,5%, de 2024 a 2030.
Nesse cenário, o modelo de franquias surge como uma alternativa segura e estratégica para quem deseja investir neste mercado.
Um dos exemplos mais recentes é o da Espaçolaser, maior rede de depilação a laser do mundo, que iniciou seu processo de internacionalização em 2018, na Argentina. Dois anos depois, com o sucesso da ampliação fora do Brasil, a Colômbia foi o segundo mercado escolhido pela marca. Em pouco tempo, o país se transformou em um verdadeiro case de expansão.
Atualmente, a empresa conta com 809 unidades no Brasil, 78 na América Latina, sendo 7 delas na Colômbia – neste último caso, todas em modelo de franquia.
No início de 2024, a companhia deu um passo decisivo ao firmar parceria com a F3L, grupo que assumiu a operação das lojas em Bogotá e tornou-se master franqueado da marca no país. A partir daí, iniciou-se uma nova fase: a rede passou por reposicionamento de marca, adotou o nome Espaciolaser, renovou sua estratégia de mercado e implementou um plano de eficiência operacional.
Como resultado, a operação colombiana registrou um faturamento de 131% no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período registrado em 2024, com recordes de vendas. Além disso, a operação do país encerrou o terceiro trimestre de 2025 com um expressivo crescimento de 85,5% nas vendas em relação ao terceiro trimestre de 2024. Esse desempenho reflete o aumento da produtividade das unidades e a maior eficiência na conversão de atendimentos, demonstrando uma consolidação ao longo de 2025.
Para a Diretora de Operações Internacionais da Espaçolaser, Vanessa Gois, o sucesso do negócio reflete a importância da adaptação e da escolha de parceiros locais.
“Expandir para a América Latina exige muito mais do que replicar um modelo que já deu certo no Brasil. É preciso compreender o comportamento do consumidor local, investir em parcerias estratégicas e aplicar uma gestão eficiente. Foi exatamente isso que fizemos na Colômbia, e os resultados mostram o potencial da região para marcas que desejam crescer”, destaca.
Além da adaptação cultural e da escolha do operador local, a companhia apostou em inovação tecnológica para otimizar custos e ampliar a margem operacional. A substituição em curso do criogênio por uma moderna tecnologia de resfriamento epidérmico é uma das medidas que já estão contribuindo para a redução de despesas sem comprometer a experiência e a segurança do cliente, oferecendo ainda mais conforto durante os procedimentos.
De acordo com a executiva, três pontos são fundamentais para empresários que desejam expandir na América Latina:
- Adaptação estratégica – alinhar marca, comunicação e até naming ao mercado local.
- Parcerias sólidas – buscar empresas com conhecimento profundo da região.
- Eficiência operacional – revisar contratos, fornecedores e processos para garantir competitividade.
“Nosso case na Colômbia reforça que, com planejamento e flexibilidade, é possível transformar desafios em oportunidades. A América Latina é um mercado com forte potencial e as franquias são uma porta de entrada importante que deve ser considerada por empresários que querem se internacionalizar”, finaliza a diretora.
Fontes:
Divulgação Espaçolaser
